Avaliação do estilo de vida de acadêmicos de educação física no período da pandemia de covid-19

Autores

  • Fernanda Martins e Silva
  • Gabriela Primo e Silva
  • Geraldo Raimundo Pina Barroso
  • Samira Gomes Alves
  • Lídia Acyole de Souza

Palavras-chave:

Estilo de vida, Acadêmicos, Educação Física

Resumo

A rotina acadêmica promove alterações na vida de estudantes, modificando o estilo de vida. Este é compreendido como hábitos cotidianos relacionados a comportamentos nutricionais, atividades físicas, controle do estresse, relacionamentos sociais e comportamentos preventivos. A pandemia por COVID-19 alterou a forma de viver da sociedade, assim, este estudo buscou avaliar o estilo de vida de acadêmicos de Educação Física neste período. Trata-se de uma pesquisa observacional, descritiva com delineamento transversal. Para coleta utilizou-se o questionário “Perfil do Estilo de Vida Individual”, a partir de um link disponibilizado para os alunos. Participaram do estudo 102 alunos sendo a maioria mulheres, na primeira e na segunda metade do curso. Foram encontradas diferenças significativas entre sexo e períodos. Os homens apresentaram melhores pontuações no componente atividade física (2,23 vs 1,97, p=0,04) e as mulheres apresentaram melhores comportamentos preventivos (2,14 vs 1,68 p<0,001). Alunos da primeira metade do curso tiveram melhores resultados no componente Nutrição (2,00 vs 1,70 p=0,02), e
Estilo de vida geral (2,09 vs 1,87 p=0,01). Os resultados mostram que a pandemia parece não ter alterado o EV de acadêmicos de Educação Física.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

Fernanda Martins e Silva, Gabriela Primo e Silva, Geraldo Raimundo Pina Barroso, Samira Gomes Alves, & Lídia Acyole de Souza. (2021). Avaliação do estilo de vida de acadêmicos de educação física no período da pandemia de covid-19 . Referências Em Saúde Do Centro Universitário Estácio De Goiás, 4(01), 33–38. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rrsfesgo/article/view/32