Síndrome de Burnout em discentes com jornada dupla

Autores

  • Vinicius De Almeida Lima
  • Lays de Souza Albuquerque
  • Dhaynna Cristiny Barros Silva
  • Jordana Batista da Silva
  • Marcelo Jota Rodrigues da Silva
  •  Sara Rosa de Sousa Andrade   

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Psicossómático, Perfil sociodemográfico, Discentes

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB) caracteriza-se por exaustão emocional, redução da realização profissional e despersonalização, que culminam em desgaste físico. Objetiva-se identificar discentes com sinais do nível alto da (SB) e descrever o perfil sociodemográfico de tal grupo. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo de corte transversal. Os instrumentos usados; Questionário de perfil sociodemográfico, Escala de Estresse no Trabalho e o Maslach Burnout Inventory-General Survey. Entre os 158 pesquisados, 19,62% exprimiram nível alto de SB. Quanto ao sexo, o predomínio foi; de forma absoluta maior em mulheres 70,96% e de forma proporcional maior em homens 21,42 %. Quanto as demais variáveis o predomínio foi de discentes solteiro(a)s 67,74%, média de 25 anos, tempo de emprego entre 1-2 anos 35,48%, sendo a carga de trabalho ≥40 horas semanais 58,07%, renda familiar 1-2 salários mínimos 55,30%. Sendo que 90,32% não tem pretensão de aposentar-se no atual emprego e 70,96% sedentários. Conclui-se que 19,62% de discentes tem sinais de SB elevada, solteiros, sujeitas a demasiada carga semanal de trabalho, e de baixa renda. Discentes sedentários, o que parcialmente se explica pela falta de tempo, diante da jornada dupla, além de trabalharem apenas para compor renda.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

Vinicius De Almeida Lima, Lays de Souza Albuquerque, Dhaynna Cristiny Barros Silva, Jordana Batista da Silva, Marcelo Jota Rodrigues da Silva, &  SaraRosadeSousaAndrade  . (2019). Síndrome de Burnout em discentes com jornada dupla . Referências Em Saúde Do Centro Universitário Estácio De Goiás, 2(01), 7–12. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rrsfesgo/article/view/242