Estratégias de desempenho e melhoria da qualidade nas organizações de saúde: Modelos de gestão de melhoria em saúde
Palavras-chave:
Melhoria da Qualidade, Saúde, Gestão, Gerenciamento de UtilizaçãoResumo
O presente estudo versa sobre as estratégias de desempenho nas organizações do setor de saúde, apresentando informações sobre a Gestão de Utilização. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco abordar os modelos de aperfeiçoamento de desempenho para projetos de melhoria da saúde, apresentando informações sobre as atividades básicas de gerenciamento de qualidade em medição, avaliação e melhoramento. Além disso, abarca a importância da análise dos fatores que possam justificar excessos de gastos no dia-a-dia na saúde e os pontos importantes da organização a serem trabalhados pela equipe do marketing do setor de saúde. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Assim, este trabalho possibilitou perceber que a melhoria da qualidade não se destina a atribuir culpa, mas a descobrir onde os erros estão ocorrendo e desenvolver sistemas para evitá-los. Além disso, pôde-se concluir, por meio do presente estudo, que para alavancar o desempenho da organização perante o mercado da área da saúde, garantindo destaque, otimização de recursos e melhoria da qualidade dos serviços, é necessária uma gestão de utilização/redução dos custos, bem como uma implementação de ferramentas de melhoria de qualidade e desempenho, além de um relatório público que auxilie na boa reputação e destaque do setor público de saúde.