O papel do professor de educação física na atuação de indivíduos em fase de recuperação do LCA

Autores

  • Andreza Teles Rodrigues
  • Elainne Idelfonso Santos
  • Felipe de Santana Brito
  • Nádia Natália M. da Silva
  • Leandro Jorge Duclos da Costa

Palavras-chave:

Educação Física, Intervenção Profissional, Ligamento Cruzado Anterior

Resumo

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura localizada no joelho humano responsável pela conexão entre o fêmur e a tíbia proporcionando estabilidade aos movimentos que exigem flexão e extensão. Esse ligamento é comumente acometido de lesões por exercícios físicos de alto impacto ou traumas decorrentes de acidentes. Existem diferentes graus de lesão que deverão ser diagnosticadas e avaliadas por áreas da medicina. Após intervenção médica e de outros profissionais correlatos, o encaminhamento mais comum é para o reestabelecimento das funções biomecânicas através do fortalecimento muscular que envolve o complexo do joelho. Após liberação médica e fisioterápica, é a área da Educação Física que vai intervir e dar continuidade na recuperação do indivíduo. Dessa maneira, o presente estudo, apresenta como objetivo compreender as possibilidades de atuação do professor de Educação Física em indivíduos que tiveram rompimento do LCA em sua fase de recuperação. Utilizamos os princípios da revisão de literatura como metodologia e os procedimentos adotados foram a seleção de 15 artigos para análise do papel do professor de Educação Física frente a temática. A partir da categorização, seleção e análise do material foi possível constatar que a literatura afirma que as principais perdas estão relacionadas a força e a mobilidade articular. Portanto os resultados evidenciam que o professor de Educação Física diante de um quadro de ruptura do LCA deve privilegiar em sua periodização exercícios de fortalecimento do quadríceps e exercícios de mobilidade da região afetada.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Andreza Teles Rodrigues, Elainne Idelfonso Santos, Felipe de Santana Brito, Nádia Natália M. da Silva, & Leandro Jorge Duclos da Costa. (2021). O papel do professor de educação física na atuação de indivíduos em fase de recuperação do LCA. Referências Em Saúde Do Centro Universitário Estácio De Goiás, 4(02), 73–76. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rrsfesgo/article/view/1369