Questionários usados por fisioterapeutas para avaliar pessoas com transtorno do espectro do autismo

Autores

  • Kennia Galdino Dantas
  • Vinicius de Almeida Lima
  • Sara Rosa de Sousa Andrade
  • Paula Cássia Pinto de Melo Pinheiro
  • Hernani Camilo Valinote
  • Fabrício Galdino Magalhães
  • Marcelo Jota Rodrigues da Silva
  • Luiz Fernando Martins de Sousa Filho 

Palavras-chave:

Autismo, Fisioterapia, Transtorno do espectro autista, Avaliação, Questionários

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits constantes principalmente nos domínios de comunicação social e interação social. A pessoa com TEA tem comprometimentos motores que são passíveis de tratamento fisioterapêutico, sendo necessária a figura do fisioterapeuta na intervenção precoce. Objetivo: identificar questionários de avaliação mais frequentemente usados por fisioterapeutas na avalição de pessoas com (TEA). Metodologia: Revisão integrativa da literatura, com base nas bases de dados: Portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e PubMed. Resultados: Para esta revisão, permaneceram artigos que atendessem aos critérios pré-definidos sendo um total de 14 artigos incluídos. Conclusão: Conclui-se que dentre os questionários de avaliação usados por fisioterapeutas na pessoa com TEA, a Escala de Classificação de Autismo na Infância (CARS) por ser versátil e prática foi a mais frequente. Sugere-se também que para uma melhor avaliação da pessoa com TEA, como ferramenta complementar e associada, o uso da escala de Bruininks-Oseretsky que foi a segunda mais utilizada.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Kennia Galdino Dantas, Vinicius de Almeida Lima, Sara Rosa de Sousa Andrade, Paula Cássia Pinto de Melo Pinheiro, Hernani Camilo Valinote, Fabrício Galdino Magalhães, Marcelo Jota Rodrigues da Silva, & LuizFernandoMartinsdeSousaFilho . (2021). Questionários usados por fisioterapeutas para avaliar pessoas com transtorno do espectro do autismo. Referências Em Saúde Do Centro Universitário Estácio De Goiás, 4(02), 51–57. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rrsfesgo/article/view/1365