Análise da qualidade do cardápio de uma escola pública de Goiânia Go
Palavras-chave:
Alimentação escolar, Classificação, Planejamento de cardápioResumo
Introdução. Com a finalidade de proporcionar aos alunos da escola pública aporte nutricional e energético, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, criou o Índice de Qualidade de Cardápios para Alimentação Escolar IQ COSAN. Objetivo: Analisar car dápios de uma escola pública de ensino básico da cidade de Goiânia GO. Métodos. Constitui se de uma análise documental, de cardápios ofertados pela cantina de uma escola pública estadual, de ensino básico, utilizando a ferramenta IQ COSAN. Resultados e Dis cussão: A classificação dos cardápios apresentou uma boa pontuação em cereais e tubérculos, feijão, verduras e legumes e carnes e ovos. Houve , entretanto, problemas quanto a presença de alimentos restritos (classificação IQ COSAN) e baixa oferta de aliment os regionais e da sociobiodiversidade. Na classificação geral obteve se “precisa de melhoras” na média das semanas de acordo com a ferramenta IQ COSAN. Embora o cardápio forneça alimentos in natura ou minimamente processados na sua grande maioria, ainda ho uve insuficiência na variedade dos alimentos fornecidos, insistência no fornecimento de alimentos restritos. Conclusão: A ferramenta IQ COSAN permitiu a análise do cardápio de uma escola que foi satisfatória em itens como cerais, feijões, legumes, verduras , carne e ovos, enquanto as dificuldades maiores estiveram no fornecimento de frutas in natura, leite e derivados. É preciso melhorar a variedade e uso de alimentos regionais e da biodiversidade.