INCESTO MATERNO
Resumo
A pesquisa investigou o incesto materno, prática de abuso sexual intrafamiliar cometida por mães e madrastas contra seus filhos e enteados. A metodologia partiu de análise bibliográfica e de coleta de dados em jurisprudência de condenações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e de estatística de cárceres femininos na mesma cidade até o ano de 2013. Foram feitas entrevistas abertas e semiestruturadas com mulheres encarceradas condenadas por abuso sexual contra seus filhos e enteados no Rio de Janeiro até 2013. Os objetivos esperados foram caracterizar e individualizar casos notificados judicialmente de incesto materno, e em caráter específico, identificar e caracterizar quais as possíveis motivações da mãe abusadora sexual; descrever o modus operandi, bem como identificar quais são as possíveis medidas de prevenção para diminuir o incesto materno. Como resultados, caracterizou-se a motivação das mães incestuosas, identificou-se o modus operandi e foram elaboradas propostas de medidas preventivas. Concluiu-se que a maioria das mães investigadas abusaram de seus filhos em processo inconsciente de vingança, o modus operandi foi em sua maioria simulando a utilização de falo e como medidas preventivas alertou-se para a necessidade de educação sexual e instrução dos menores já na terna idade, além da paternidade responsável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Hórus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.