RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E MOTRICIDADE FINA E GLOBAL DE ESCOLARES ENTRE 5 E 7 ANOS

Autores/as

  • Karina Trindade Delmonico
  • Mara Laiz Damasceno

Palabras clave:

Escolares, Dificuldade de aprendizagem, Motricidade fina, Motrocidade global

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças entre 5 e 7 anos e traçar uma relação entre os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem na visão do professor e os alunos que não apresentam dificuldades. A amostra foi composta por 31 alunos na cidade de Pinhalão/PR, onde 9 alunos apresentavam dificuldades. As criança foram avaliadas pelos testes de Motricidade Fina e Global da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (ROSA NETO, 2002). Para análise estatística foi empregado o teste“U” de Mann- Whitney para verificar as diferenças entre os escolares com e sem dificuldades e para verificar a proporção de alunos com idade motora atrasada, igual ou superior à idade cronológica foi utilizado o teste de Wilcoxon. Os resultados apontaram
que os alunos com dificuldades apresentaram atraso motor na idade motora em motricidade fina (IMMF) de 24 meses abaixo da idade cronológica e alunos sem dificuldades um resultado superior de 5 meses. Na idade motora em motricidade global (IMMG) não houve diferença entre os grupos. Na comparação das IMMF e IMMG em relação à idade cronológica verificou-se uma diferença significativa para a IMMF, em que 100% dos alunos com dificuldades ficaram abaixo da idade cronológica. Para a IMMG foi observado que os alunos com dificuldades não apresentaram diferença significativa, uma vez que 68,2% dos alunos sem dificuldades apresentaram idade motora superior à cronológica. Assim conclui-se que os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam atrasos motores nas tarefas psicomotoras avaliadas, uma vez que os resultados demonstram diferenças significativas no atraso motor dos escolares com dificuldades e resultados superiores na idade motora em motricidade global para os alunos sem dificuldades.

Publicado

2022-04-25

Cómo citar

Trindade Delmonico, K., & Laiz Damasceno, M. (2022). RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E MOTRICIDADE FINA E GLOBAL DE ESCOLARES ENTRE 5 E 7 ANOS. Revista Hórus, 11(01), 57–67. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/1117

Número

Sección

Artigos