IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONARIOS DA OURICAR – OURINHOS/SP
Keywords:
Motivação, Pesquisa, Plano de AçãoAbstract
Apesar da motivação ter várias definições, haja vista que há inúmeros autores sobre o tema, em geral ela é definida como uma necessidade, seja fisiológica, seja de segurança, social, de estima, de auto-realização, de valorização, de relação interpessoal e outras, as quais são almejadas pelos indivíduos e os motivam a realizar comportamentos que as satisfazem, no entanto, haverá situações em que elas serão compensadas ou não satisfeitas, o que se traduz no ciclo motivacional. Diversas são as teorias cujo objetivo é explicar como os seres humanos podem ser motivados, a título de exemplo, teoria de Maslow, de existência-relacionamentocrescimento, das três necessidades específicas, dos dois fatores, do estabelecimento dos objetivos, de reforço, da eqüidade e da expectância. Com o escopo de descobrir como está a motivação dos empregados da Ouricar, realizou-se uma pesquisa, a qual foi aplicado aos gerentes de peças, serviços, veículos seminovos e novos, sem contar nos demais funcionários da organização. A partir da referida inquirição, elaborou-se um plano para que os colaboradores atinjam a motivação necessária e, conseqüentemente, melhore a produtividade da sociedade e a qualidade de vida.
ABSTRACT
Despite the existence of several definitions for “motivation”, and since there are countless authors about the theme, in general, it’s known as a “need”. Even being physiological, of safety, social, of esteem, selfaccomplishment, of appreciation, interpersonal relationship and others, which are all aimed by the individuals. This motivation usually leads people to accomplish some behavior that satisfies these necessities. However, there will be situations that will be compensated or not satisfied, and then we have the “Motivational Cycle”. There are several theories whose goal is to explain how the human beings can be satisfied, for example, Maslow´s Theory about existence, relationship and growing, about the three specific needs, about the factors of goals establishment, about reinforcement, about equity and expectance. Aiming finding out how Ouricar employees´ motivation was, a research directed to the auto-pieces services, new and semi-new vehicles managers and other co-workers in the company was made. Based on these data, an “action plan” was developed in order to help the collaborators reach enough “motivation” and as consequence, improve the society’s production and quality of life.
Key words: Motivation, Research, Action-plan.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.