GESTÃO PARTICIPATIVA: DISCURSO OU REALIDADE NA ESCOLA ESTADUAL FUNDAMENTAL JORNALISTA CHALUB LEITE
Resumo
O presente trabalho versa em um estudo acerca da temática gestão democrática discurso ou realidade, objetivando apresentar uma reflexão sobre a prática de gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jornalista Chalub Leite, localizada em Rio Branco – Acre. Para o desdobramento desta pesquisa foi realizado primeiramente um levantamento bibliográfico acerca do tema, sobretudo em Libâneo, Oliveira e Toschi (2009), Luck (2009), Nadal (2012) e como metodologia de trabalho adotou a pesquisa de campo, propiciando analisar e investigar os fenômenos pesquisados, como ocorrem de fato em seu ambiente, com auxílio de entrevistas e observações. Apresenta definições sobre gestão democrática no processo de participação da dinâmica escolar e aborda, ainda, algumas considerações sobre o papel dos gestores, como liderança necessária na condução dos trabalhos voltados a participação e construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Enfim, esta pesquisa expõe alguns princípios norteadores para a gestão democrática participativa no ambiente escolar. Os resultados demonstraram que a escola investigada possui uma gestão democrática participativa, pois, existe a abertura para a participação dos diversos membros que compõem a equipe escolar e a comunidade através dos mecanismos de participação.