MÍDIA E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ADOLESCENTES DO GÊNERO FEMININO
Resumo
Introdução: A influência midiática contribui para a construção e a valorização da percepção corporal na sociedade ocidental, pois têm criado valores associados a estereótipos de padrões de beleza, atingindo várias faixas etárias, principalmente, a de adolescentes do gênero feminino.Objetivo: O presente estudo visou identificar a influência da mídia na construção da imagem corporal de jovens adolescentes do gênero feminino frequentadoras de uma academia de ginástica de Vitória.Metodologia: A amostra foi composta por 47% das adolescentes frequentadoras de uma academia com idade entre 15-18 anos. Trata-se de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo e descritiva que utilizou um questionário semiestruturado para a coleta de dados.Resultados: Foi possível verificar que as adolescentes, em sua maioria, sofrem influência da mídia, buscam nas revistas e em outros meios de comunicação valores e conceitos para obter o corpo instituído como normativo.Conclusão: De forma significativa associam à estética do belo, matérias sobre o que está na moda, beleza, acessórios entre outros.
Palavras chave: Imagem corporal; gênero; adolescentes; mídia.