Sobre a Revista

REVISTA BRASILEIRA DE REABILITAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA recebe artigos originais, artigos de revisão e resumos de trabalhos relacionados à Educação Física, Fisioterapia e outras áreas da Saúde.

Como veículo de registro e divulgação científica, tem por objetivos:

a) publicar trabalhos inéditos de natureza experimental sobre temas pertinente à Educação Física, Fisioterapia e áreas afins;

b) fomentar o intercâmbio de experiências em sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres;

d) proporcionar aos alunos, professores, pesquisadores e demais profissionais da área da saúde um espaço para debate de ideias e divulgação de pesquisas de interesse da comunidade acadêmica;

e) Realizar, numa visão multidisciplinar, a aproximação de temas afins a Educação Física e Fisioterapia, permitindo uma maior compreensão dos fenômenos das ciências da saúde.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais serão submetidos inicialmente à apreciação dos membros do Conselho Editorial da revista, e após análise prévia, encaminhados para os pareceristas “ad hoc”, de acordo com a especificidade do tema e da especialização do membro do Conselho Consultivo. Os trabalhos serão enviados para avaliação dupla sem a identificação dos autores (double blind peer review). 

Primeiramente, será realizada a seleção dos artigos conforme o critério de relevância e adequação às diretrizes editoriais da Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física. Após a seleção inicial deverá ser emitido o parecer de qualidade a ser realizado por pareceristas “ad hoc”, sendo indicados pelo Corpo Editorial e Científico. Os pareceres comportam três possibilidades: 1. aceitação; 2. aceitação com recomendação de modificações; 3. recusa.

Observação: O grau de exogenia para publicação dos trabalhos por edição da Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física é de 70%.

DOI - Digital Object Identifier

O DOI é o identificador internacional de objetos digitais. Seu objetivo é catalogar publicações científicas digitais em nível internacional. Na atual edição da RBRAF (ago. 2024), cada artigo publicado recebeu o código de identificação – DOI,  localizado no rodapé do trabalho. A partir desse código, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode consultar as informações bibliográficas do artigo e ter acesso ao texto completo. Ou seja, os textos sempre estarão seguros no link único e permanente.

Revista Indexada na Base de dados: