ESPORTE ADAPTADO

SER PROFESSOR E ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Graziely Franklin Guimarães Sarmento
  • Rosangela da Conceição Loyola

Resumo

Esporte adaptado, ser professor e atuação docente. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo
compreender os motivos e sentidos atribuídos pelos professores de Educação Física ao esporte adaptado. Métodos:
Utilizamos a pesquisa de campo de abordagem qualitativa com objetivos exploratórios, foi aplicado um questionário
com questões fechadas e uma entrevista semi estruturada. Para análise dos dados recorremos aos procedimentos de
análise de conteúdo onde identificamos categorias que serviram como indicadores para discussão e reflexão das
respostas dos professores. Resultados: Os professores se apresentaram com as seguintes características, todos são
formados em licenciatura plena. Com formação entre os anos de 1979 a 2002. Somente um professor dos quatro
cursou a disciplina de Educação Física Adaptada (EFA) durante a graduação. Porém todos realizaram atualização
profissional na área da EFA. O tempo de atuação dos professores no Esporte Adaptado (EA) se apresenta com mais de
10 anos de experiência. As categorias identificadas nos discursos foram; experiências de vida, solidariedade e
coletividade, reabilitação e esporte, empregabilidade e ser professor, esporte para inclusão e qualidade de vida,
valorização da vida e reconhecimento da diferença nas relações, recuperação da autoestima e autoimagem,
potencialidade e a capacidade de superação, ampliação da visão de mundo e campo das possibilidades. Conclusão:
Desse processo, foi possível perceber que no exercício docente, seja em qualquer modalidade que o professor atua, é
motivado por diferentes fatores, mas configuram-se como complexos e heterogêneos, portanto, subjetivos.
Palavras chave: Ser Professor, Pessoas Deficientes, Esporte Adaptado.

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Publicado

14-03-2022

Como Citar

Sarmento, G., & Loyola, R. da C. (2022). ESPORTE ADAPTADO: SER PROFESSOR E ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 4(1), 37–44. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/766

Edição

Seção

Artigos