NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E AUXILIARES QUANTO AO MANEJO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regulares é um tema de grande relevância e a
fisioterapia pode contribuir na inclusão do aluno especial, através de orientações nos aspectos ergonômicos e nas
condições de funcionalidade do aluno. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos professores e auxiliares das
escolas da Regional Leste da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, com relação aos cuidados e manuseios ao
lidar com alunos portadores de deficiência física incluídos nessas escolas. Métodos: A Pesquisa foi desenvolvida em
três escolas, onde foi aplicado um questionário para obter dados sobre o conhecimento e dificuldade dos educadores
quanto ao manejo em lidar com crianças especiais nas escolas. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário
elaborado pelos pesquisadores contendo 14 questões a respeito de higiene, vestuário, alimentação, deslocamento e
posicionamento. Resultados: O maior número de pontos obtidos pelos educadores foi na questão de posicionamento
com 31 acertos e o menor número de pontos obtidos pelos educadores foi a questão de vestuário com 5 acertos. A
maior nota foi de uma professora e com o valor de 11 pontos (em 14 pontos). Os resultados demonstraram que as
categorias que precisam ser mais bem orientadas para as educadoras são higiene, vestuário e deslocamento.
Conclusão: O presente estudo mostrou que as professoras e os auxiliares apresentaram altos níveis de acertos em
alguns itens do questionário, porém a equipe escolar avaliada ainda precisa intensificar sua abordagem ao aluno com
deficiência física.
Palavras chave: Inclusão escolar, Fisioterapia, Deficiência física.