A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS BENEFÍCIOS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Jakson Santos Merlo Júnior
  • Roberta Luksevicius Rica

Resumo

O TDAH se classifica entre os transtornos do neurodesenvolvimento, que são caracterizados por
dificuldades no desenvolvimento que se manifestam precocemente e influenciam o funcionamento pessoal, social,
acadêmico ou pessoal, em que o indivíduo apresente persistentemente um padrão de Desatenção,
Hiperatividade/Impulsividade. Trata-se de uma doença que possui uma prevalência em todo o mundo em cerca de 5%
em crianças tanto do gênero masculino, quanto do gênero feminino, e tendo uma taxa de comorbidade elevada
quando comparado com outros transtornos, podendo-se atingir em 30% a 50% dos casos diagnosticados. Objetivo:
Identificar os principais benefícios alcançados pelos alunos portadores de TDAH, por meio das aulas de educação física
escolar. Desenvolvimento: Especificamente quanto ao TDAH, ao trabalhar com a criança que possui a patologia,
poderá trabalhar o seu comportamento por meio da oferta de atividades de desenvolvimento mais apropriadas, e
dando-se ênfase ao condicionamento físico, equilíbrio e movimentos básicos. O Educador Físico possui, portanto, uma
importante função de atuar junto às crianças que apresentam o TDAH, com a implementação de estratégias de
adaptação e superação, observando os pontos fortes e fracos do aluno que devem ser ajustados para se obter o
melhor desenvolvimento. Conclusão: As aulas de Educação Física trazem benefícios ao promover a melhoria da
criança por meio do estímulo ao desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da lateralidade, noções de
espaço, assim como, incentiva à curiosidade e socialização, e na melhoria do comportamento dos alunos em seus mais
diversos aspectos sociais, e no desenvolvimento cognitivo.
Palavras-Chave: Déficit de atenção. Hiperatividade. Educação Física.

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Publicado

12-03-2022

Como Citar

Júnior, J. S. M., & Rica, R. L. (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS BENEFÍCIOS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 9(1), 42–56. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/715

Edição

Seção

Artigos