A RELAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR COM O DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DISFUNÇÕES TÔNICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Jéssica Aparecida Ludwig
  • Rayane Bemfica de Oliveira
  • Raphael Pereira

Resumo

São escassos os estudos que correlacionam a influência da motricidade com o desenvolvimento da
cognição em crianças. Desde o nascimento o cérebro está em constante evolução pela sua inter-relação com os
aspectos específicos do indivíduo, suas características físicas e estruturais, aos estímulos direcionados à execução do
ato motor. Objetivo: Esse trabalho teve como objetivo correlacionar teóricos que dissertam sobre motricidade e
cognição em crianças com disfunções tônicas do tipo hipotonia, fomentando conhecimento aos profissionais da área,
bem como servir de suporte para o desenvolvimento de futuros trabalhos acadêmico-científicos. Metodologia: Estudo
qualitativo do tipo revisão de literatura com caráter exploratório e explicativo realizado por meio de levantamento
bibliográfico nas principais bases de dados online, bem como literatura abrangente sobre o tema estudado. Não
foram utilizados critérios de exclusão dos artigos. Resultados: A hipotonia implica na percepção e na interação do
ambiente à sua volta, influenciando no desenvolvimento da inteligência da criança pelo atraso no desenvolvimento
motor, pois é explorando e manipulando objetos que ocorre a progressão das habilidades cognitivas, portanto, a
incapacidade de realizar movimentos adequados limita a adequação dos estímulos sensoriais e consequentemente a
formação da memória e o aprendizado. Conclusão: O conhecimento das alterações tônicas direciona a uma
intervenção eficaz e minimiza as consequências ocasionadas pelo atraso no desenvolvimento motor e sua influência
na cognição.
Palavras-chave: Fisioterapia. Desenvolvimento motor atípico. Desenvolvimento cognitivo. Disfunções tônicas na
primeira infância. Hipotonia na infância.

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Publicado

12-03-2022

Como Citar

Ludwig, J. A., de Oliveira, R. B., & Pereira, . R. (2022). A RELAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR COM O DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DISFUNÇÕES TÔNICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 9(1), 18–26. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/713

Edição

Seção

Artigos