A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO PRÁTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Autores

  • Luana Braga dos Santos

Resumo

A Educação Física escolar é compreendida como um campo de ação que possibilita aos discentes uma
integração entre as práticas do cotidiano e um pensamento crítico que as envolvem, permitindo assim que haja, por
parte dos alunos, a adoção de um estilo ativo que gera benefícios para a qualidade de vida. Nesse sentido, o professor
terá que formular suas aulas a fim de motivar os alunos a participar e interagir no ambiente de ensino. Objetivo:
Avaliar a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos - EJA como agente motivador para prática de atividade
física fora do âmbito escolar. Métodos: A pesquisa foi realizada através de um questionário com 23 perguntas
fechadas (BREQ-3), buscando avaliar o nível de motivação dos alunos antes e depois de participarem da disciplina na
EJA. Fizeram parte do estudo 28 alunos com faixa etária entre 16 e 65 anos, estudantes de uma escola pública do
município de Vitória/ES. Resultados: Não houve diferença estatística significativa para as escalas AMOT, REEX, REIJ e
REIG abordadas no continnum da autodeterminação entre os momentos avaliados. No entanto, houve diferença
estatística significativa para as escalas REID e MOTI, o que indica que os alunos sentem-se mais motivados através da
Educação Física escolar na EJA. Conclusão: Percebemos que as aulas de Educação Física na EJA, de forma reflexiva e
autônoma, é capaz de tornar os alunos mais motivados a ter uma vida saudável para além dos anos escolares.
Palavras-chave: Motivação, qualidade de vida, atividade física.

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Publicado

12-03-2022

Como Citar

dos Santos, L. B. (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO PRÁTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 9(2), 16–21. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/701

Edição

Seção

Artigos