A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO PRÁTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Resumo
A Educação Física escolar é compreendida como um campo de ação que possibilita aos discentes uma 
integração entre as práticas do cotidiano e um pensamento crítico que as envolvem, permitindo assim que haja, por 
parte dos alunos, a adoção de um estilo ativo que gera benefícios para a qualidade de vida. Nesse sentido, o professor 
terá que formular suas aulas a fim de motivar os alunos a participar e interagir no ambiente de ensino. Objetivo:
Avaliar a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos - EJA como agente motivador para prática de atividade 
física fora do âmbito escolar. Métodos: A pesquisa foi realizada através de um questionário com 23 perguntas 
fechadas (BREQ-3), buscando avaliar o nível de motivação dos alunos antes e depois de participarem da disciplina na 
EJA. Fizeram parte do estudo 28 alunos com faixa etária entre 16 e 65 anos, estudantes de uma escola pública do 
município de Vitória/ES. Resultados: Não houve diferença estatística significativa para as escalas AMOT, REEX, REIJ e 
REIG abordadas no continnum da autodeterminação entre os momentos avaliados. No entanto, houve diferença 
estatística significativa para as escalas REID e MOTI, o que indica que os alunos sentem-se mais motivados através da 
Educação Física escolar na EJA. Conclusão: Percebemos que as aulas de Educação Física na EJA, de forma reflexiva e 
autônoma, é capaz de tornar os alunos mais motivados a ter uma vida saudável para além dos anos escolares.
Palavras-chave: Motivação, qualidade de vida, atividade física.

