COMPARATIVO DE QUALIDADE DE VIDA ENTRE IDOSOS SEDENTÁRIOS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • José Nathan Fernandes Rocha Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Ana Paula Mansine Unilago
  • Letícia De Oliveira Fonseca Unilago
  • Gabriela Garcia Ceron Famerp

Resumo

RESUMO

A prática regular de atividades físicas na terceira idade tem se revelado como um fator determinante no que diz respeito à manutenção da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos. Este estudo foi elaborado com o intuito de verificar a influência da prática regular de atividades físicas nos níveis de autonomia para o desempenho nas AVDs (atividades da vida diária) e AIVDs (atividades instrumentais da vida diária) em idosos. Para realizar esta investigação, foram comparados os resultados obtidos   por um grupo de 45 idosos divididos em dois grupos, sendo 22 idosos praticantes de atividade física e 23 idosos sedentários na cidade de São José do Rio Preto - SP. Os critérios de inclusão foram: o idoso ter mais de 60 anos, ambos os gêneros, sendo considerado atividade física como atividade de força muscular ou/e aeróbica por 40 minutos, no mínimo 2 vezes por semana, por período mínimo de 6 meses. Os resultados do estudo indicaram que os idosos que apresentavam bons níveis de autonomia para o desempenho de suas atividades cotidianas enquanto os idosos sedentários apresentavam maior dificuldade e até mesmo dependência.

Palavras-chave: Envelhecimento; Atividade Física; Autonomia; AVDs; AIVDs.

Biografia do Autor

Ana Paula Mansine, Unilago

  •  

Gabriela Garcia Ceron, Famerp

Psicóloga pela UNORP; Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UNIRP; Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicologia e Psicanálise pelo IBRA; Mestra em Psicologia e Saúde pela FAMERP; Poeta e Coautora dos livros: Catarses; Os alunos com falhas na subjetivação no ensino regular: um olhar psicanalítico e autora do livro: Diferenças  que não fazem diferença.

 

Downloads

Publicado

23-09-2024

Como Citar

Fernandes Rocha, J. N., Mansine, A. P. ., De Oliveira Fonseca, L. ., & Garcia Ceron, G. (2024). COMPARATIVO DE QUALIDADE DE VIDA ENTRE IDOSOS SEDENTÁRIOS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA . Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 13(1), 1–8. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/2626

Edição

Seção

Artigos