INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Emilly Martinelli Rossi
  • Elis Aguiar Morra
  • Divanei Zaniqueli
  • Eduardo Silva Miranda

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento caracterizado clinicamente por prejuízo nas interações sociais e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados, e um repertório limitado de interesses e atividades. Este estudo objetivou investigar a abrangência da literatura nacional sobre as intervenções do profissional de Educação Física (PEF) envolvendo crianças com TEA, as principais abordagens adotadas, bem como os resultados alcançados com essas abordagens. Foi realizada uma busca por trabalhos publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados Periódicos CAPES, Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde. Foram encontrados 39 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão, nove foram selecionadospara análise. Cada um dos estudos retratou abordagens distintas dos exercícios físicos ou atividades físicas para a população estudada. Os artigos indicaram a utilização de jogos e brincadeiras, atividades no meio aquático, atividades rítmicas, práticas motoras com trampolins e equoterapia. Os exercícios físicos se mostram potencialmente benéficos para o desenvolvimento de crianças com TEA, podendo contribuir na melhora da capacidade comunicativa, redução do comportamento antissocial, estereotipado e agressivo, aquisição e melhora da coordenação motora e da capacidade cognitivo-emocional. Dos nove estudos, três foram estudo de caso, cinco somaram apenas 27 participantes e um foi realizado fora do Brasil. Apesar do potencial observado, considerando a pequena quantidade de estudos e as limitações metodológicas, a literatura nacional não quantitiva e qualitativamente robusta o suficiente para contribuir na tomada de decisão sobre o papel do PEF nas intervenções multiprofissionais envolvendo crianças com TEA.

Palavras-chave: Transtorno do espectro autista. Exercícios físicos. Profissional de Educação Física.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

Martinelli Rossi, E., Aguiar Morra, E., Zaniqueli, D., & Silva Miranda, E. . (2023). INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 12(2), 22–26. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/2289

Edição

Seção

Artigos