A REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COMO PARTE DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Autores

Resumo

A fisioterapia tem um importante papel durante o processo de reabilitação das mulheres diagnosticadas com câncer de mama, atuando de forma positiva na prevenção e recuperação das complicações. O estudo teve como objetivo verificar se as pacientes com câncer de mama, receberam a devida assistência fisioterapêutica durante o período do tratamento oncológico, além de caracterizar o perfil sociodemográfico dessas mulheres. Para a coleta de dados foi desenvolvido um questionário com questões sociodemográficas e sobre do câncer de mama. Os dados obtidos foram analisados pelo programa EPI INFO. Verificou-se que 53,06% das mulheres eram casadas. Em relação a raça, 46,96% eram brancas, 26,53% negras e 26,53% pardas. A maioria das mulheres receberam atendimento fisioterapêutico somente após a realização da cirurgia. Conclui-se que a maioria das mulheres que participaram desse estudo tiveram contato com a fisioterapia, mas somente após a realização da mastectomia, não tendo acesso a serviços de fisioterapia preventivos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Santana Oliveira Nunes, Univiçosa - Centro Universitário de Viçosa

Graduada em Fisioterapia no  Centro Universitário de Viçosa - Univiçosa

Marli do Carmo Cupertino, Faculdade Dinâmica do Vale Piranga

Doutora em Biologia Celular e Estrutural,  (2016) pela Universidade Federal de Viçosa,  Atualmente é professora de graduação nos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia e nutrição. Orientadora e professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente e na especialização lato sensu em preceptoria em saúde da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga/ FADIP. 

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Santana Oliveira Nunes, A. L. ., do Carmo Cupertino, M. ., & Pio da Silva, E. (2023). A REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COMO PARTE DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 12(1), 47–54. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/1702

Edição

Seção

Artigos