AS CONTRIBUIÇÕES DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TESSITURA DE CONHECIMENTOS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS

Autores

  • Raphael Pereira FESVV / FESV
  • Vanesa Teixeira Nascimento
  • Karolyne Sarti Sessa Largura

Resumo

O papel educativo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nas instituições de Ensino Superior é muito importante, pois agrega qualidade na formação profissional dos estudantes e professores a partir das funções pedagógica, educativa e consultiva. Nesse contexto, a extensão universitária é uma possibilidade de aproximar as questões éticas, processos e funções do CEP no desenvolvimento da pesquisa com estudantes, professores e comunidade, pois a interação é maior, tornando mais acessível o conhecimento construído. O CEP é responsável por todo acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Ele protege o sujeito participante da pesquisa quanto à sua dignidade, aos seus direitos, à sua segurança e ao seu bem-estar. O objetivo desse artigo é relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento de uma prática extensionista a partir de uma reflexão sobre a importância da presença do CEP nas pesquisas científicas. O relato de experiência foi a metodologia proposta e ocorreu a partir da observação participante do professor e coordenador de um curso de extensão sobre a construção de artigos científicos desenvolvido na Faculdade Estácio de Vitória (FESV). Os questionamentos, fragilidades e potencialidades apontadas, no momento da abordagem sobre o CEP, foram categorizados para uma análise mais aprofundada. Como resultados, percebeu-se que os participantes da formação indicaram uma alta quantidade de etapas e documentos necessários para a submissão de um projeto de pesquisa, não associando o papel do CEP como agente necessário para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. No que se refere às principais percepções sobre as fragilidades do CEP, o perfil das respostas foi o pensamento focado no processo e não no objetivo principal que é a proteção do indivíduo em várias dimensões. As principais potencialidades percebidas em relação à atuação do CEP foram interessantes, pois mesmo com os apontamentos anteriores sobre as fragilidades percebidas, indicou-se que a atuação do CEP em relação à avaliação dos projetos de pesquisa é necessária. Então, esse resultado suscita que é importante compartilhar os conhecimentos sobre o papel do CEP em diversas instâncias a partir de formações para estudantes, professores e comunidade.

Biografia do Autor

Raphael Pereira, FESVV / FESV

Possui Mestrado em Educação pela UFES, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela UNESA-RJ, Especialização em Farmacologia Clínica pela ESFA, Graduação em Estatística pela FMU [em andamento], Graduação em Farmácia-Bioquímica pela ESFA, Graduação em Licenciatura em Química pela UNIMES e Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESA-RJ. 

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Pereira, R., Teixeira Nascimento, V., & Sarti Sessa Largura, K. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TESSITURA DE CONHECIMENTOS SOBRE ÉTICA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS. Revista Brasileira De Reabilitação E Atividade Física, 12(1), 20–27. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/rbraf/article/view/1672

Edição

Seção

Artigos