THE LEGEND OF ZELDA

Fantasia, Ludonarratividade e Imersão nos games da franquia

Autores/as

  • Waldemar NETO
  • Ana Cleide AQUINO
  • Luis Henrique GOMES

Palabras clave:

Games, Ubiquidade, Cultura, Narrativa, Zelda, Nintendo

Resumen

O presente trabalho visa entender as relações entre os jogos eletrônicos (videogames), a construção narrativa no mesmo, sua influência atual na cultura das sociedades e o poder de imergir o indivíduo jogador dentro do mundo irreal que lhe pertence. Os jogos digitais são uma mídia crescente desde início da década de cinquenta (1950), evoluindo suas plataformas em equipamentos mais sofisticados, melhorando seu gráfico, sonoplastia, jogabilidade e, por conseguinte, a imersão no mesmo. Existem hoje em dia três empresas que dominam o mercado mundial dos videogames, que são: a Sony, a Microsoft e a Nintendo. Todavia, nenhuma delas possui uma tradição tão bem construída e sólida quanto a Nintendo Corporation. Com mais de trinta anos de mercado de games, a Nintendo é responsável por várias marcas de renome no mundo dos jogos, a exemplo: Super Mario Bros, Pokemon, Megaman, Metroid, e o alvo desta pesquisa, The Legend of Zelda, mais precisamente o game Ocarina of Time, sendo considerado o melhor game de aventura até o início do ano de 2017. O que mais pode estar por trás de um sucesso imenso? O que este sucesso todo pode impactar na vida dos ávidos jogadores desta franquia?

 

Biografía del autor/a

Waldemar NETO

Licenciado em Letras – Língua Inglesa pela Unama.

Ana Cleide AQUINO

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/FCLAr-QMUL/UK.

Luis Henrique GOMES

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Unama.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

NETO, W., AQUINO, A. C., & GOMES, L. H. (2025). THE LEGEND OF ZELDA: Fantasia, Ludonarratividade e Imersão nos games da franquia. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 243–273. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3933