TESTE PALOGRÁFICO

DESAFIOS PARA GRADUANDOS EM PSICLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Graduação em Psicologia, Teste Palográfico

Resumo

O Teste Palográfico é um instrumento expressivo de avaliação da personalidade, caracterizado pela reprodução de traçados simples, realizados de maneira única por cada indivíduo. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise minuciosa e didática de um teste aplicado a um graduando em Psicologia, durante a disciplina de Técnicas Projetivas e Expressivas de Avaliação, do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Estácio do Pará. Foi identificado um padrão na correção do teste, demonstrando o domínio na utilização do manual Teste de Personalidade Palográfico-Versão 22. A disciplina evidenciou a excelência do método empregado para a formação do psicólogo em avaliação psicológica.

Biografia do Autor

Renan Mota Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/ RJ). Graduando em Psicologia (atual) Faculdade Estácio de Sá Belém (FAP/PA). Membro do Conselho Editorial Científico - Membro Colaborador da Revista Acadêmico Mundo (ISSN 2318-1494); Membro Editor da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (ISSN 2448-0959). Avaliador nos anos de 2022 e 2023 da Revista Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - (ISSN 1984-1566). Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Participante do Coletivo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Tem trabalho publicado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Porto, Portugal; e trabalho citado pela Universidade da Coruña. Atualmente, pesquisando (Des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso da atuação profissional de um professor "homem" na Educação Infantil, com previsão de defesa de Tese de Doutorado no primeiro semestre/2024.

Juliana Baía do Vale Santiago, Faculdade Estácio do Pará (FAP)

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade Estácio de Sá (2022). Especialista em Educação, Cultura e Organização Social pela Universidade Federal do Pará (2010). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008). Formação em Psicologia Escolar pelo Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar ? CAPE (2015). Apresenta experiência profissional em psicologia escolar, psicologia organizacional e psicologia clínica. Atuou profissionalmente como psicóloga escolar na Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA (SEMEC ? 2013), na Fundação Carlos Gomes (2013), e atualmente é psicóloga escolar efetiva das Coordenações de Educação Infantil, Séries Inicias e Educação de Jovens e Adultos na Escola de Aplicação da UFPA. Também é docente na faculdade Estácio do Pará (2018 ? atual), ministrando aulas para os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia e Psicologia. Na pós-graduação, leciona nos cursos de especialização na área de Negócios.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Mota Silva, R., & Baía do Vale Santiago, J. . (2024). TESTE PALOGRÁFICO: DESAFIOS PARA GRADUANDOS EM PSICLOGIA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 357–370. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3064