O PENSAMENTO GRAMSCIANO NA CULTURA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL:
REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO
Palavras-chave:
serviço social, projeto ético-político, cultura profissional, pensamento gramscianoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca dos rebatimentos do pensamento de Antônio Gramsci na cultura profissional do Serviço Social, particularmente na construção de seu Projeto Ético-político. Tem-se como orientação teórico-metodológica a teoria e método crítico-dialético de orientação marxista, tendo em vista a compreensão de que este favorece uma análise histórico-metodológica da trajetória histórica do Serviço Social, sem perder de vista suas dimensões singulares, universais e particulares. Enquanto procedimento metodológico utilizou-se a Revisão de Literatura, com vistas a apreender a produção do conhecimento acumulada na área sobre a discussão. No que se refere aos resultados: pôde-se evidenciar uma forte influência do pensamento do autor na área, sobretudo a partir de categorias teóricas como hegemonia, cultura, ideologia e Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.