COMUNICAÇÃO POPULAR E POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA:

ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS DA REDE E DO PODCAST BOLETIM WAYURI

Autores

  • PAULO MELO
  • ROSANE STEINBRENNER

Palavras-chave:

comunicação, pandemia, povos indígenas, net-ativismo, podcast

Resumo

Este artigo desenvolve um estudo de caso, descritivo e analítico, sobre a atuação e protagonismo indígena no fazer comunicacional popular e comunitário, tendo como foco principal a atuação da Rede Wayuri de Comunicação Indígena, vinculada à Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), no estado do Amazonas, no período de março de 2020 a dezembro de 2021, contexto esse em que se desenvolveu a pandemia da Covid-19,  em especial o desenvolvimento do Podcast Boletim Wayuri, produto radiofônico  produzido e publicado pela Rede. Com base na identificação de suas principais ações, de análise documental e de entrevista com uma das comunicadoras indígenas da Rede, buscamos responder a questão sobre como a Rede Wayuri utilizou a comunicação como ferramenta estratégica no compartilhamento de informações e realização de ações de combate à Covid-19, partindo da perspectiva do net-ativismo, da atuação coletiva da organização, do momento histórico, representado tanto por uma emergência global de saúde quanto pela política anti-indígena do governo da época, em que foram acentuados os desafios das lutas dos povos tradicionais no Brasil.

Biografia do Autor

PAULO MELO

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

ROSANE STEINBRENNER

Professora Associada da Faculdade de Comunicação (FACOM) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

MELO, P., & STEINBRENNER, R. (2023). COMUNICAÇÃO POPULAR E POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA: : ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS DA REDE E DO PODCAST BOLETIM WAYURI. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 9(1), 44–65. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2863