QUANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA VIRA MANCHETE:

ANÁLISE DAS COBERTURAS SOBRE A COVID-19 NOS JORNAIS “O LIBERAL” E “DIÁRIO DO PARÁ”

Autores

  • KASSIA CALDEIRA
  • MARCIO GONÇALVES

Palavras-chave:

Amazônia, Covid-19, divulgação científica, jornais impressos, análise de conteúdo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o protagonismo da ciência nas manchetes dos jornais impressos paraense O Liberal (1946-atual) e Diário do Pará (1982-atual), entre os meses de março e maio de 2020, priorizando o título principal sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19), uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. Se apropriando de uma metodologia comparativa, de acordo com Fachin (2005) e da análise de conteúdo, conforme abordagem de Bardin (2011) foi examinada três manchetes de cada um dos dois veículos, uma de cada mês, somando um total de seis edições. Para entender como foi traçado o discurso dos periódicos, o estudo foi desenvolvido em três partes: a história dos dois jornais; abordagem da divulgação científica no Pará e a análise das manchetes, identificando como a linha editorial influenciou na abordagem do assunto.

Biografia do Autor

KASSIA CALDEIRA

Graduada do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará.

MARCIO GONÇALVES

Orientador do trabalho. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

CALDEIRA, K., & GONÇALVES, M. (2022). QUANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA VIRA MANCHETE:: ANÁLISE DAS COBERTURAS SOBRE A COVID-19 NOS JORNAIS “O LIBERAL” E “DIÁRIO DO PARÁ”. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 8(1), 01–13. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2833