A ARTE DA PUBLICIDADE:
O cartaz do Círio de 2014 como elemento artístico sob um olhar semiótico
Palavras-chave:
arte, publicidade, semiótica, CírioResumo
Este estudo objetiva demonstrar, dentro de um contexto cultural e mercadológico regional, o valor artístico da propaganda, utilizando como objeto de estudo o cartaz do Círio de 2014. Para que seja viável realizar a proposta deste artigo, foi necessário: estudar os movimentos artísticos referenciados no objeto de estudo; explorar o histórico do cartaz, tanto como mídia como objeto artístico; compreender a relação triádica do signo proposta por Peirce; conhecer a biografia básica de Maria Alice Penna, criadora do cartaz estudado, através de entrevistas com amigos e colegas de trabalho; e por fim analisar sob um olhar semiótico, utilizando o método proposto por Peirce, o Cartaz do Círio de 2014, cuja temática é “ensina teu povo a rezar”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.