O JORNALISMO E A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS RELIGIOSAS NA POLÍTICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Èrica FERREIRA Faculdade Estácio (PA)
  • Virgínia PATROCÍNIO Faculdade Estácio (PA)

Palabras clave:

Fake News, Desinformação, Política. Religião, Jornalismo

Resumen

Este artigo analisa o impacto das fake news religiosas no período eleitoral, dando ênfase nas eleições presidenciais brasileiras de 2022 e à atuação da imprensa no enfrentamento desse fenômeno em um ambiente polarizado. O objetivo principal é mostrar como a disseminação de notícias falsas pelos líderes políticos religiosos, em específico o deputado federal e pastor Marco Antônio Feliciano do Partido Liberal (PL), afeta a formação da opinião pública e o desafio que o jornalismo teve para combater a desinformação por meio de checagem de fatos. Por meio de estudos de casos qualitativos e análise de conteúdo, investigamos como a desinformação baseada em discursos religiosos molda narrativas políticas, impacta processos democráticos e desafia a ética jornalística. O estudo destaca como o deputado federal e pastor Marco Antônio Feliciano desempenhou um papel ativo na disseminação de fake news, nas eleições presidenciais brasileiras de 2022 utilizando redes sociais como o Instagram para propagar narrativas desinformativas e a importância de um jornalismo de checagem para mitigar a propagação de fake news.

Biografía del autor/a

Èrica FERREIRA, Faculdade Estácio (PA)

Graduanda em Comunicação social - Jornalismo Faculdade Estácio.

Virgínia PATROCÍNIO, Faculdade Estácio (PA)

Doutoranda em Comunicação pela PUC-Rio, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo. Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

FERREIRA, Èrica, & PATROCÍNIO, V. (2025). O JORNALISMO E A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS RELIGIOSAS NA POLÍTICA BRASILEIRA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 11(1), 100–123. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3927