O JORNALISMO E A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS RELIGIOSAS NA POLÍTICA BRASILEIRA
Palabras clave:
Fake News, Desinformação, Política. Religião, JornalismoResumen
Este artigo analisa o impacto das fake news religiosas no período eleitoral, dando ênfase nas eleições presidenciais brasileiras de 2022 e à atuação da imprensa no enfrentamento desse fenômeno em um ambiente polarizado. O objetivo principal é mostrar como a disseminação de notícias falsas pelos líderes políticos religiosos, em específico o deputado federal e pastor Marco Antônio Feliciano do Partido Liberal (PL), afeta a formação da opinião pública e o desafio que o jornalismo teve para combater a desinformação por meio de checagem de fatos. Por meio de estudos de casos qualitativos e análise de conteúdo, investigamos como a desinformação baseada em discursos religiosos molda narrativas políticas, impacta processos democráticos e desafia a ética jornalística. O estudo destaca como o deputado federal e pastor Marco Antônio Feliciano desempenhou um papel ativo na disseminação de fake news, nas eleições presidenciais brasileiras de 2022 utilizando redes sociais como o Instagram para propagar narrativas desinformativas e a importância de um jornalismo de checagem para mitigar a propagação de fake news.
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