A SUPERVALORIZAÇÃO DA CISNORMATIVIDADE FEMININA EM EMBALAGENS DE ABSORVENTE NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE

Autores/as

Palabras clave:

design de embalagem, transgênero, menstruação, região amazônica

Resumen

O estudo tem como objetivo entender como a supervalorização da cisnormatividade feminina propagada nas embalagens e em campanhas de absorventes afetam outros corpos que menstruam, além da mulher cisgênero, analisando a exclusão da comunidade trans da pauta menstrual. A pesquisa é composta pela embalagem de absorvente descartável da marca Intimus e dados coletados via formulário online. A análise, com aporte teórico em teorias de gênero e semiótica aplicada ao design, possibilitou observar a perspectiva de mulheres cisgênero e pessoas transgênero que menstruam da região amazônica paraense, a respeito da representação da menstruação no design de embalagens e em publicidades de absorvente.

Biografía del autor/a

Alex de Sousa e Sousa, Fauldade Estácio do Pará

Graduanda em Design Gráfico pela Faculdade Estácio do Pará.

Fabiana Gillet, Fauldade Estácio do Pará

Professora do Curso de Tecnologia em Design Gráfico da Faculdade Estácio do Pará. Mestre em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA).

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

e Sousa, A. de S. ., & Gillet, F. (2024). A SUPERVALORIZAÇÃO DA CISNORMATIVIDADE FEMININA EM EMBALAGENS DE ABSORVENTE NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 203–231. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3284