ATRAVESSAMENTOS NATURAIS E DIGITAIS:

A PRESENÇA ONLINE DA EMPRESA FILHA DO COMBU NA CONSTRUÇÃO DE MARCA E NARRATIVA PUBLICITÁRIA

Autores/as

  • GISELLE MORAES
  • MANUELA VIEIRA

Palabras clave:

comunicação, filha do Combu, marketing de experiência, marca Amazônia

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar a estratégia de marca adotada pela empresa Filha do Combu, reconhecida por sua produção de chocolate orgânico, situada na Ilha do Combu, em Belém do Pará, com vendas de produtos para vários estados brasileiros e países. Nesta pesquisa foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas: observação participante, conduzida no ponto de venda, visando obter compreensões e conhecimentos in loco sobre as estratégias de divulgação, venda e comportamentos dos consumidores; entrevistas realizadas com o setor administrativo e estratégico da empresa; netnografia na coleta e análise de dados das publicações do perfil da Filha do Combu, na plataforma Instagram; análise de material comunicacional, abrangendo tanto conteúdos impressos quanto digitais da empresa e revisão de produções científicas e bibliográficas pertinentes ao tema em questão. O estudo propõe-se a compreender a construção das narrativas publicitárias digitais da empresa, bem como no desenvolvimento de sua presença digital e relação com o consumidor. Nesta pesquisa, são explorados a promoção dos pacotes de experiência relacionados aos seus produtos, os quais são comercializados pela empresa, bem como a forma como a Filha do Combu utiliza conceitos-chave e que envolvem o seu consumidor, como marca Amazônia (AMARAL FILHO, 2016), sustentabilidade (DUTRA, 2003), consumo e experiência no estabelecimento de conexões com o público-alvo. Inclui-se também os estudos de conceitos como: qual Amazônia é retratada na pesquisa (PAES LOUREIRO, 1995 e AMARAL FILHO, 2016), definição do termo ribeirinho (NETO E FURTADO, 2015), ribeirinidade (FURTADO e MANESCHY, 2002) e Publicidade (SANTOS, 2010). Percebe-se, assim, que a Filha do Combu procura estabelecer conexões utilizando práticas e linguagens sociais e culturais que transcendem o âmbito do produto físico.

Biografía del autor/a

GISELLE MORAES

Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCOM da Universidade Federal do Pará - UFPA. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade - Consia (CNPq/UFPA). 

MANUELA VIEIRA

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

MORAES, G., & VIEIRA, M. (2023). ATRAVESSAMENTOS NATURAIS E DIGITAIS: : A PRESENÇA ONLINE DA EMPRESA FILHA DO COMBU NA CONSTRUÇÃO DE MARCA E NARRATIVA PUBLICITÁRIA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 9(1), 98–113. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2867