ATRAVESSAMENTOS NATURAIS E DIGITAIS:
A PRESENÇA ONLINE DA EMPRESA FILHA DO COMBU NA CONSTRUÇÃO DE MARCA E NARRATIVA PUBLICITÁRIA
Palabras clave:
comunicação, filha do Combu, marketing de experiência, marca AmazôniaResumen
O objetivo deste estudo é analisar a estratégia de marca adotada pela empresa Filha do Combu, reconhecida por sua produção de chocolate orgânico, situada na Ilha do Combu, em Belém do Pará, com vendas de produtos para vários estados brasileiros e países. Nesta pesquisa foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas: observação participante, conduzida no ponto de venda, visando obter compreensões e conhecimentos in loco sobre as estratégias de divulgação, venda e comportamentos dos consumidores; entrevistas realizadas com o setor administrativo e estratégico da empresa; netnografia na coleta e análise de dados das publicações do perfil da Filha do Combu, na plataforma Instagram; análise de material comunicacional, abrangendo tanto conteúdos impressos quanto digitais da empresa e revisão de produções científicas e bibliográficas pertinentes ao tema em questão. O estudo propõe-se a compreender a construção das narrativas publicitárias digitais da empresa, bem como no desenvolvimento de sua presença digital e relação com o consumidor. Nesta pesquisa, são explorados a promoção dos pacotes de experiência relacionados aos seus produtos, os quais são comercializados pela empresa, bem como a forma como a Filha do Combu utiliza conceitos-chave e que envolvem o seu consumidor, como marca Amazônia (AMARAL FILHO, 2016), sustentabilidade (DUTRA, 2003), consumo e experiência no estabelecimento de conexões com o público-alvo. Inclui-se também os estudos de conceitos como: qual Amazônia é retratada na pesquisa (PAES LOUREIRO, 1995 e AMARAL FILHO, 2016), definição do termo ribeirinho (NETO E FURTADO, 2015), ribeirinidade (FURTADO e MANESCHY, 2002) e Publicidade (SANTOS, 2010). Percebe-se, assim, que a Filha do Combu procura estabelecer conexões utilizando práticas e linguagens sociais e culturais que transcendem o âmbito do produto físico.
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