A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE SUBJETIVA DE UMA MULHER GORDA NA HQ “DUPLO EU”

Autores/as

  • FABIANA GILLET
  • LUIZ CESAR SANTOS

Palabras clave:

histórias em quadrinhos, realidade subjetiva, gordofobia

Resumen

O estudo surge da questão de como as histórias em quadrinhos podem contribuir para a compreensão dos processos sociais e discussão da gordofobia. Seguiu-se as indicações da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2011), tendo como base teórica os conceitos de Berger e Luckmann (1985) sobre a construção social da realidade subjetiva, em diálogo com Jimenez (2020) e Menezes, Ferreira e Mélo (2020) sobre experiências sociais de mulheres gordas para análise da HQ autobiográfica “Duplo Eu”.

.

Biografía del autor/a

FABIANA GILLET

Mestranda bolsista em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Propaganda em Publicidade (Gruppu). 

LUIZ CESAR SANTOS

Doutor em História PUC/SP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA), Líder do Grupo de Pesquisa em Propaganda e Publicidade (Gruppu).

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

GILLET, F., & SANTOS, L. C. (2022). A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE SUBJETIVA DE UMA MULHER GORDA NA HQ “DUPLO EU”. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 8(2), 133–147. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2852