A IMPORTÂNCIA DO SOCIAL TV PARA A APROXIMAÇÃO DO PÚBLICO COM A TELEVISÃO:

UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ESPECIAL ‘SONS DO PARÁ DIVAS’

Autores/as

  • JORGE NETO
  • KAIO ANDRADE
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

televisão, social TV, audiência, Twitter, Sons do Pará Divas

Resumen

O entretenimento está se tornando cada vez mais vasto e de fácil acesso devido à popularização das mídias sociais, com isso a televisão precisou se adaptar às novas fases para se manter presente no dia a dia da população, dando início ao que chamamos de “Social TV”. Nessa perspectiva, esse fenômeno possibilita ao telespectador interação em tempo real com os programas televisivos através das redes sociais. Dessa forma, as mídias sociais permitem que os telespectadores façam comentários a respeito do que assistem de forma sincronizada ao conteúdo televisivo, ampliando a experiência do público consumidor. Pensando nisso, o presente artigo pretende compreender como o Social TV reforça os laços entre os telespectadores e a televisão. A partir de uma revisão literária pertinente à pesquisa em questão, junto a análise  das interações digitais feitas pela rede social Twitter do programa  Sons do Pará - Divas, exibido nos dias 04 e 11 de dezembro de 2021 na TV Liberal - Afiliada Rede Globo, em Belém do Pará, levanta-se a hipótese de que o programa precisou convergir para o meio digital, conquistando um novo espaço e enfrentando o nebuloso e mutável desafio do ambiente virtual, para conquistar audiência real, por meio do fenômeno que aproxima a sua programação com quem assiste.

Biografía del autor/a

JORGE NETO

Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará.

KAIO ANDRADE

Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Mestra em Ciência da Comunicação (UFPA). Professora  e coordenadora do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Faculdade Estácio do Pará. E-mail: arcangela.sena@gmail.com

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

NETO, J., ANDRADE, K., & SENA, A. (2022). A IMPORTÂNCIA DO SOCIAL TV PARA A APROXIMAÇÃO DO PÚBLICO COM A TELEVISÃO:: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ESPECIAL ‘SONS DO PARÁ DIVAS’. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 8(2), 41–60. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2846