OS ARTESÃOS DA PRAÇA DA REPÚBLICA:
MARKETING E ESTRATÉGIAS NO CÍRIO DE NAZARÉ 2022, EM BELÉM DO PARÁ
Palabras clave:
artesãos, Círio de Nazaré, marketing, praça da RepúblicaResumen
No mês de outubro, Belém do Pará torna-se centro da maior manifestação religiosa do Brasil, afinal é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O ano de 2022, pós pandêmico, vem com vários simbolismos para quem sobrevive do artesanato e em se tratando de Círio, todas as estratégias são reverberadas. Assim, em meio a esta condição histórica, o presente artigo visa analisar como artesãos, que manufaturam produtos sobre o Círio de Nazaré, na Praça da República, se beneficiam das estratégias de marketing disponíveis ao seu alcance para aproveitar a oportunidade de maior lucratividade, durante a festividade. Para além de movimentar o setor religioso da capital paraense, movimenta a economia local e nesse sentido, a produção de artesanato, através do simbolismo religioso dessa época, que também envolve aspectos da tradição, costumes e crenças do paraense, se insere neste cenário. Quais foram as estratégias de marketing mais utilizadas pelos artesãos para fazer suas vendas durante a pandemia? E hoje, como funcionam suas táticas de comercialização no ponto de venda? Utilizando-se de uma análise do caso e do discurso, deslocamos autores como Kotler e Ian Gordon, para entender as formas enunciativas do marketing e as estratégias aplicadas pelos profissionais do artesanato, da Praça da República.
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