OS NOVOS FORMATOS DE TRANSMISSÃO ESPORTIVA:

um estudo de caso sobre o esporte interativo e o Facebook Watch

Autores/as

  • PATRÍCIA de CARVALHO
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

jornalismo esportivo, esporte interativo, Facebook, ; convergência

Resumen

O aumento da concorrência para transmissões esportivas televisionadas transformou o cenário do jornalismo esportivo. A chegada e o fortalecimento do Esporte Interativo levaram algumas categorias do esporte ao reconhecimento do público, uma vez que não tinham muito espaço em emissoras de maior expressão. O presente trabalho tem por intenção mostrar como as plataformas digitais mudaram a forma de se transmitir um evento esportivo, e como o Esporte Interativo, juntamente com o Facebook, marcou essa fase de transformação. Usando o livro “Cultura da Convergência” (2009), de Henry Jenkins como guia, irei analisar esse impacto das mídias digitais sobre as mídias de massa dentro do contexto esportivo para tentar entender como as novas plataformas digitais mudaram a forma de se transmitir esporte. O estudo de caso foi a metodologia escolhida para este trabalho, na intenção de ter o devido aprofundamento no meu objeto de estudo. Além disso, faço também um estudo netnográfico com o auxílio da pesquisa através da Internet, onde consigo me comunicar de maneira mais satisfatória com meu público-alvo.

Biografía del autor/a

PATRÍCIA de CARVALHO

Estudante do 8º. Semestre do curso Jornalismo, da Faculdade Estácio Pará.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Mestre em Ciência da Comunicação, pelo Programa de PPGCom/UFPA; graduada em Jornalismo e Publicidade (UFPA); Professora e Coordenadora do curso de comunicação social da Estácio do Pará.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

de CARVALHO, P., & SENA, A. (2019). OS NOVOS FORMATOS DE TRANSMISSÃO ESPORTIVA:: um estudo de caso sobre o esporte interativo e o Facebook Watch. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 135–158. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2808