O IMAGINÁRIO NA NARRAÇÃO ESPORTIVA:

Rádio Clube do Pará e a cobertura do Esporte

Autores/as

  • MAGNO FERNANDES
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

jornalismo esportivo, Rádio Clube do Pará, narração esportiva, futebol

Resumen

Esta pesquisa acadêmica visa analisar a interação que há entre narradores e ouvintes da Rádio Clube do Pará durante as transmissões de futebol, que é a marca principal da emissora, e como se dá essa ligação através das mídias digitais e que modificações ela promove nessa relação de imaginário popular que também é repleta de grandes emoções. Para a realização deste trabalho recorremos a vários autores que falam do rádio nos seus mais diversos aspectos, dos seus primórdios até os dias atuais. O trabalho baseou-se em autores como GIL (2002), LAGE (2004), JENKINS (2008), e RECUERO (2009). Como metodologia fora utilizada a netnografia, com entrevistas fechadas feitas com torcedores pela internet por intermédio do Google Forms. Também foram incluídas entrevistas com os narradores esportivos e mapeamento de relatos dos ouvintes por intermédio das redes sociais da emissora.

 

 

Biografía del autor/a

MAGNO FERNANDES

Estudante do 8º Semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Mestre em Ciência da Comunicação, pelo Programa de PPGCom/UFPA; graduada em Jornalismo e Publicidade (UFPA); Professora e Coordenadora do curso de comunicação social da Estácio do Pará.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

FERNANDES, M., & SENA, A. (2019). O IMAGINÁRIO NA NARRAÇÃO ESPORTIVA:: Rádio Clube do Pará e a cobertura do Esporte. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 110–134. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2807