AQUI TEM RIMA, TEM BREGA E TIRO DE PAPO RETO:

uma análise da decolonialidade de videoclipes de Belém do Pará

Autores/as

  • LUCAS GONÇALVES
  • ENDERSON OLIVEIRA

Palabras clave:

decolonialidade, videoclipes, periferias

Resumen

Este artigo tem como finalidade entender o que é a decolonialidade e de que maneira ela se apresenta nos videoclipes produzidos nas periferias de Belém do Pará. Para tanto, faço um breve panorama sobre estudos culturais até chegar ao conceito de decolonialidade. Neste estudo de caso, escolhi seis videoclipes para analisar como ocorrem essas narrativas coloniais e decoloniais.

Biografía del autor/a

LUCAS GONÇALVES

Estudante de graduação do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo – Faculdade Estácio do Pará.

ENDERSON OLIVEIRA

Jornalista, professor na Faculdade Estácio do Pará e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Pará. Coordenador da Linha de Pesquisa “Comunicação, Consumo e Antropologia” (http://blogdoentreredes.wordpress.com), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Estácio do Pará. Coordenador no projeto de extensão Agência Além-margem (https://agenciaalemmargem.wordpress.com/).

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

GONÇALVES, L., & OLIVEIRA, E. (2019). AQUI TEM RIMA, TEM BREGA E TIRO DE PAPO RETO:: uma análise da decolonialidade de videoclipes de Belém do Pará. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 91–109. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2805