O SURGIMENTO DE NOVOS CONSUMIDORES DA CULTURA NERD:

O consumidor da Marvel em Belém, inserido na narrativa transmídia

Autores/as

  • ELYANDRA DAMASCENO
  • ARCÂNGELA SENA

Palabras clave:

resistência, gênero, sexualidade, representatividade, movimento social, humanidade

Resumen

O presente trabalho de pesquisa expõe a relevância da narrativa transmídia no crescimento de consumidores da cultura nerd.  Tendo como base os estudos de Luis Sá Martino sobre indústria cultural, teoria de Max Horkheimer e Theodor Adorno, e as pesquisas de Henry Jenkins, quando concebe o termo narrativa transmídia em seu livro Cultura da Convergência (2009). A narrativa transmídia proporciona a convergência dos meios de comunicação que conectam as histórias narradas nas diferentes plataformas. Investindo nisso, o Universo Marvel vem mantendo e alcançando divergentes públicos, ao lançar conteúdos independentes que dialogam nas diferentes plataformas. Sendo assim, através de uma pesquisa quantitativa-qualitativa faz-se um estudo de recepção com entrevistas semiabertas com dois grupos de consumidores da marca Marvel 1- Projeto de Extensão Circuito Nerd, da Faculdade Estácio do Pará e 2- Confraria que estão dentro de um contexto belenense. Para entender como acontece o impacto da marca com esses consumidores diversos.

 

Biografía del autor/a

ELYANDRA DAMASCENO

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, da Faculdade Estácio do Pará.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Prof. Msc  e coordenadora do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da faculdade Estácio do Pará.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

DAMASCENO, E., & SENA, A. (2019). O SURGIMENTO DE NOVOS CONSUMIDORES DA CULTURA NERD: : O consumidor da Marvel em Belém, inserido na narrativa transmídia. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 31–54. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2802