SETEMBRO AMARELO:

uma análise do engajamento no Facebook da campanha de prevenção ao Suicídio em setembro de 2018

Autores/as

  • THAYNARA OLIVEIRA
  • RITA SOARES

Palabras clave:

suicídio, prevenção, campanha, interação, cibercultura

Resumen

Este artigo visa explorar o fluxo de interações dos usuários na mídia digital Facebook tendo em vista a divulgação de conteúdo sobre a prevenção do suicídio. O objeto de estudo é a campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, por meio de publicações em sua página oficial no Facebook. A campanha, criada em 2015, pelo Conselho Federal de Medicina, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Centro de Valorização da Vida, faz uso das mídias digitais objetivando a ampla divulgação da temática. Dessa forma, pretende-se, mediante análise metodológica netnográfica, expor o engajamento das postagens publicadas nos meses de agosto, setembro e outubro de 2018, legitimando a significância do mês de setembro na divulgação e debate da prevenção do suicídio, assim como analisar o interesse e receptividade do público por essa divulgação de conteúdo.

Biografía del autor/a

THAYNARA OLIVEIRA

Estudante do 8º semestre de Bacharelado em Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará.

RITA SOARES

Orientadora do trabalho; Jornalista e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (PPGCP-UFPA).

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

OLIVEIRA, T., & SOARES, R. (2019). SETEMBRO AMARELO:: uma análise do engajamento no Facebook da campanha de prevenção ao Suicídio em setembro de 2018. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(1), 49–75. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2796