UM ESTUDO SOBRE O FAZER FOTOJORNALISMO:

O ato fotográfico entre a capa factual do jornal e a galeria de arte

Autores/as

  • STHÉPHANIE FERNANDES
  • AUGUSTO NUNES

Palabras clave:

jornalismo, fotojornalismo, artes visuais, comunicação

Resumen

Este estudo objetiva identificar quais as aproximações e afastamentos no processo criativo das fotos produzidas na área de fotojornalismo e seus desdobramentos conceituais, visando analisar as comparações técnicas de composição fotográfica e seus processos criativos que são gerados através dos valores jornalísticos no profissional de imprensa. Adotou-se o método de abordagem qualitativa e o método de procedimento utilizado foi o de pesquisa bibliográfica. Utiliza-se como referencial teórico a ótica de Phellippe Debois com a pequena retrospectiva histórica sobre a questão do realismo na fotografia; Jorge Pedro Sousa com uma introdução a história, as técnicas e a linguagem da fotografia na imprensa. Para análise dos resultados serão utilizados os autores Martine Joly, Boris Kossoy e Donis A. Dondis.

Biografía del autor/a

STHÉPHANIE FERNANDES

Graduanda em Jornalismo pela Faculdade Estácio do  Pará  (Estácio-FAP).

AUGUSTO NUNES

Orientador do trabalho. Professor dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP). Bacharel em Artes Visuais e Licenciado e em Tecnologia da Imagem. UNAMA, 2004; Mestre em Comunicação Linguagem e Cultura (UNAMA).

Publicado

2017-06-28

Cómo citar

FERNANDES, S., & NUNES, A. (2017). UM ESTUDO SOBRE O FAZER FOTOJORNALISMO:: O ato fotográfico entre a capa factual do jornal e a galeria de arte. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 3(1), 192–215. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2740