CARTOGRAFIAS DE UMA JORNADA MUSICAL:

O suporte da comunicação digital na música independente

Autores/as

  • EROS COSTA
  • DIOGO MIRANDA

Palabras clave:

bandas independentes, música, mídias sociais

Resumen

Este artigo tem como objetivo entender as novas possibilidades da indústria musical para os artistas independentes, avaliando a partir de uma perspectiva etnográfica por meio da vivência que tive com o cenário independente brasileiro. Farei uma cartografia mapeando os caminhos da banda da qual fiz parte em Fortaleza-CE, durante os anos de 2011 a 2015, tendo o intuito de falar sobre as relações com as cenas independentes nordestinas. Também faço observações quanto às novas maneiras de se comunicar e como elas afetam esse mercado, traçando um paralelo entre o período em que estive em atividade e comparando com duas bandas que estão inseridas atualmente no cenário musical, uma paraense e outra cearense.

Biografía del autor/a

EROS COSTA

Graduando em Comunicação Social habilitação publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará – FAP.

DIOGO MIRANDA

Orientador do trabalho. Jornalista (Facom/UFPA), mestre em Ciências da Comunicação (PPGCom/UFPA) e doutorando em Letras - Estudos Linguísticos (PPGL/UFPA).

Publicado

2017-06-28

Cómo citar

COSTA, E., & MIRANDA, D. (2017). CARTOGRAFIAS DE UMA JORNADA MUSICAL:: O suporte da comunicação digital na música independente. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 3(1), 147–165. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2738