O SENSACIONALISMO NA MÍDIA:

O assassinato de Glauco e Raoni Villa Boas e o Santo Daime

Autores/as

  • EMERSON CARVALHO
  • PAULA MACHADO
  • TOMAZ BRANDÃO
  • RITA SOARES

Palabras clave:

sensacionalismos midiáticos, estereótipo, santo daime, Amazônia

Resumen

Este trabalho se propõe a fazer um estudo sobre o jornalismo sensacionalista. Partimos para isso da análise da cobertura feita pela Revista Veja e o Jornal Folha de São Paulo no período de março até julho de 2010 sobre a morte do cartunista Glauco Villas Boas, e do seu filho Raoni em 12 de março de 2010, ambos adeptos do Santo Daime. Investiga compreender de que forma esta narrativa feita pela mídia elevou a opinião pública a buscar no Santo Daime a propulsora dos acontecimentos.

Biografía del autor/a

EMERSON CARVALHO

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará.

PAULA MACHADO

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará.

TOMAZ BRANDÃO

Graduada em Jornalismo pela Faculdade Estácio do Pará.

RITA SOARES

Orientadora do trabalho. Professor dos Cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Estácio do Pará (Estácio  FAP).

Publicado

2016-12-19

Cómo citar

CARVALHO, E., MACHADO, P., BRANDÃO, T., & SOARES, R. (2016). O SENSACIONALISMO NA MÍDIA:: O assassinato de Glauco e Raoni Villa Boas e o Santo Daime. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 2(2), 107–129. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2717