AMAZÔNIA AFRODESCENDENTE

memórias e documentos em processo

Autores/as

  • Renan D´ Oliveira
  • Vivianne Barreto

Palabras clave:

ilustração, crítica genética, consciência negra

Resumen

O presente paper tem como finalidade detalhar o processo de criação da ilustração para o “IV Simpósio: Consciência Negra” da Faculdade Estácio do Pará, realizado entre os dias 10 e 14 de novembro de 2014. A ilustração foi inspirada em um conjunto de referências midiáticas, pinturas, fotografias e memórias, aliando as premissas artísticas e noções de design. A arte foi usada em um cartaz, banner e mídia digital mobilizando a consciência negra entre estudantes universitários. Para estudar os processos criativos, utilizamos ferramentas da crítica genética baseado nos estudos de Cecília Almeida Salles. Essa metodologia norteou uma revisão do passo-a-passo desde a iniciativa de fazer o projeto, os materiais utilizados, tanto analógicos como digitais, etapas do processo criativo até a arte- finalização e aprovação.

Biografía del autor/a

Renan D´ Oliveira

Estudante do Curso de Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará

Vivianne Barreto

Orientadora do Trabalho. Professora mestra dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP)

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

D´ Oliveira, R., & Barreto, V. (2015). AMAZÔNIA AFRODESCENDENTE: memórias e documentos em processo. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 1(2), 87–97. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2701