THE REPERCUSSIONS OF CONSULTANCY IN PHYSICAL EDUCATION THROUGH POST-PANDEMIC SOCIAL NETWORKS

Authors

Keywords:

Personal Trainer Online, COVID-19, Social Media

Abstract

Despite the growing epistemological concern with the physical education professional in the virtual space, the process of online consulting in social media has not been thoroughly researched. The present study to analyze the repercussions of the Personal Trainer Online work in social media, in the post COVID-19 crisis by an integrative literature review, by gathering 12 articles published in the Scielo, PubMed, and Scopus databases in the last ten years. Results indicate that post-pandemic is a complex context that presents a series of vulnerabilities linked to the enforcement of exercise prescription and incipient regulations of online consulting for the Personal Trainer, since this work has been commonly performed by non-professionals, like Digital Influencers.

Author Biographies

Renan Mota Silva, Universidade Federal do Pará – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFPA/IFCH)

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Graduando em Psicologia (atual) Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP). Membro do Conselho Editorial Científico - Membro Colaborador da Revista Acadêmico Mundo (ISSN 2318-1494); Membro Editor da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (ISSN 2448-0959). Avaliador nos anos de 2022 e 2023 da Revista Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (PPGE/UNOCHAPECÓ) (ISSN 1984-1566). Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Participante do Coletivo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Tem trabalho publicado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Porto, Portugal; e trabalho citado pela Universidade da Coruña - Espanha. Atualmente, pesquisando (Des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso da atuação profissional docente de um homem na Educação Infantil. 

João Rafael Araújo Mourão, Universidade do Estado do Pará

Possui ensino-medio-segundo-graupela Sistema Educacional Sophos(2019). Tem experiência na área de Educação Física. 

Edna Cristina Santos Franco, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPA (1998); em Educação Física (Licenciatura pela UNOPAR, 2019 e Bacharelado pela UNAMA, 2020). Possui mestrado e doutorado em Neurociências e Biologia Celular (UFPA). Especialista em "Ciências Forenses" (CESUPA, 2013). Especialista em ?Treinamento Esportivo? (UFPA, 2021). Cursa especialização em ?Exercício Físico Aplicado a Grupos Especiais: prevenção e recuperação de lesões traumato-ortopédicas? pela VALORIZE. Atualmente é pesquisadora titular em saúde pública da Seção de Patologia clínica e experimental do Instituto Evandro Chagas / Ministério da Saúde (SAPEX/IEC/SVS/MS) e Professora auxiliar I do Departamento de Desporto da Faculdade da Educação Física - Universidade do Estado do Pará (DEDES/UEPA). Orientadora de iniciação científica, mestrado e doutorado, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: Neurociências e Comportamento; Esportes de Combate; Efeitos bioquímicos e imunológicos do Exercício Físico. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2909-949X 

Robson José de Souza Domingues, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor de Morfofuncional da Universidade do Estado do Pará, professor Titular do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará; professor-Orientador do Mestrado e Doutorado Ensino em saúde na Amazônia - da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Morfologia e Educação, Professor-Orientador do Mestrado Ensino de Cirurgia e Pesquisa Experimental, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, morfologia, Educação e Ensino na área da Saúde. Líder do grupo de pesquisa morfofisiologia aplicada a saúde. Membro da Revista Journal of Health Education (IJHE). 

Published

2024-08-30

How to Cite

Gonçalves Marcelino, P. R., Mota Silva, R., Rafael Araújo Mourão, J. ., Cristina Santos Franco, E. ., & José de Souza Domingues, R. . (2024). THE REPERCUSSIONS OF CONSULTANCY IN PHYSICAL EDUCATION THROUGH POST-PANDEMIC SOCIAL NETWORKS. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 77–101. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3072