A EPISTEMOLOGIA NA SARJETA
Keywords:
ensaio em quadrinhos, domínio positivo do saber, HQs educativas, quadrinhos de não-ficçãoAbstract
Este artigo visa aproximar a obra-prima de Scott McCloud (1995) ao estudo do gênero ensaístico, "forma" (ADORNO, 1986) peculiar de busca do conhecimento, notadamente ausente do circuito metodológico legitimado pela Academia, embora estabelecido, de pleno direito, num "domínio positivo do saber" (FOUCAULT, 1981), cujos aspectos específicos devem ser analisados à luz de uma reavaliação do que se sedimentou enquanto "método" exclusivo de investigação e pesquisa reconhecidos social e institucionalmente (FEYERABEND, 2011). A reivindicação por um McCloud ensaísta perpassa, inevitavelmente, pela crítica ao atual cenário de HQs, ficcionais ou não, instrumentalizadas em prol de objetivos didáticos ou de divulgação científica. Afim de definir como a mecânica dos quadrinhos se comporta frente a dinâmica do ensaio alguns recursos discursivos são evidenciados e, graças a uma análise que coteja as similaridades entre Eisner (2005) e McCloud (1995), o ensaísmo deste transparece em todas suas particularidades, cujas implicações destoam consideravelmente daquilo convencionalmente esperado de uma HQ educativa.
.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.