AS REPERCUSSÕES DA CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS PÓS-PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Personal Trainer Online, . COVID-19, Redes Sociais

Resumo

Apesar da crescente preocupação epistemológica com a presença do profissional de Educação Física no meio virtual, carece de ser pesquisado com profundidade o processo de consultoria online nas redes sociais. O presente analisou as repercussões da consultoria em Educação Física através das redes sociais no período posterior à vigência da crise da COVID-19. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, foram investigados 12 artigos publicados nas bases de dados Scielo, PubMed e Scopus, nos últimos dez anos. Resultou-se que o pós-pandemia é um contexto complexo que apresenta uma série de vulnerabilidades ligadas a fiscalização da prescrição de exercícios e incipientes normativas da consultoria online para o Personal Trainer, visto que esse trabalho tem sido comumente realizado por não profissionais.

Biografia do Autor

Renan Mota Silva, Universidade Federal do Pará – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFPA/IFCH)

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Graduando em Psicologia (atual) Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP). Membro do Conselho Editorial Científico - Membro Colaborador da Revista Acadêmico Mundo (ISSN 2318-1494); Membro Editor da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (ISSN 2448-0959). Avaliador nos anos de 2022 e 2023 da Revista Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (PPGE/UNOCHAPECÓ) (ISSN 1984-1566). Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Participante do Coletivo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Tem trabalho publicado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Porto, Portugal; e trabalho citado pela Universidade da Coruña - Espanha. Atualmente, pesquisando (Des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso da atuação profissional docente de um homem na Educação Infantil. 

João Rafael Araújo Mourão, Universidade do Estado do Pará

Possui ensino-medio-segundo-graupela Sistema Educacional Sophos(2019). Tem experiência na área de Educação Física. 

Edna Cristina Santos Franco, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPA (1998); em Educação Física (Licenciatura pela UNOPAR, 2019 e Bacharelado pela UNAMA, 2020). Possui mestrado e doutorado em Neurociências e Biologia Celular (UFPA). Especialista em "Ciências Forenses" (CESUPA, 2013). Especialista em ?Treinamento Esportivo? (UFPA, 2021). Cursa especialização em ?Exercício Físico Aplicado a Grupos Especiais: prevenção e recuperação de lesões traumato-ortopédicas? pela VALORIZE. Atualmente é pesquisadora titular em saúde pública da Seção de Patologia clínica e experimental do Instituto Evandro Chagas / Ministério da Saúde (SAPEX/IEC/SVS/MS) e Professora auxiliar I do Departamento de Desporto da Faculdade da Educação Física - Universidade do Estado do Pará (DEDES/UEPA). Orientadora de iniciação científica, mestrado e doutorado, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: Neurociências e Comportamento; Esportes de Combate; Efeitos bioquímicos e imunológicos do Exercício Físico. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2909-949X 

Robson José de Souza Domingues, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor de Morfofuncional da Universidade do Estado do Pará, professor Titular do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará; professor-Orientador do Mestrado e Doutorado Ensino em saúde na Amazônia - da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Morfologia e Educação, Professor-Orientador do Mestrado Ensino de Cirurgia e Pesquisa Experimental, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, morfologia, Educação e Ensino na área da Saúde. Líder do grupo de pesquisa morfofisiologia aplicada a saúde. Membro da Revista Journal of Health Education (IJHE). 

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Gonçalves Marcelino, P. R., Mota Silva, R., Rafael Araújo Mourão, J. ., Cristina Santos Franco, E. ., & José de Souza Domingues, R. . (2024). AS REPERCUSSÕES DA CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS PÓS-PANDEMIA. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 77–101. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3072