PARA ALÉM DO SOM:

REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS SURDAS NA CAMPANHA “OUÇA COM AS MÃOS” DA EMPRESA CHEVROLET

Autores

  • GIOVANNI NUNES
  • MARCUS DICKSON

Palavras-chave:

inclusão social, surdez, publicidade

Resumo

A pesquisa tem como problemática a representação de pessoas surdas na campanha publicitária “Ouça com as mãos” realizada pela empresa Chevrolet em homenagem ao dia nacional dos surdos em 2021. Através do método qualitativo de análise linguístico-semiótica proposto por Barthes (1990), objetiva-se questionar os elementos textuais e visuais utilizados, ligando com conceitos trabalhados por Neves (1996). Os resultados obtidos apontam para um progresso na representação da comunidade surda ao demonstrar uma campanha que centraliza a linguagem brasileira de sinais e adota um marketing que procura trazer representatividade ao contribuir com produtores de conteúdo surdos, sendo possível entender a existência de uma preocupação com debates online que cobram a presença de pessoas pertencentes a determinada minoria em peças publicitárias.

Biografia do Autor

GIOVANNI NUNES

Graduando no curso de comunicação social, habilitação Publicidade, Faculdade Estácio Fap Pará.

MARCUS DICKSON

Orientador do trabalho, jornalista, mestre em Ciência da Comunicação (UFPA), professor do curso de comunicação social da Faculdade Estácio Pará.

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

NUNES, G., & DICKSON, M. (2022). PARA ALÉM DO SOM:: REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS SURDAS NA CAMPANHA “OUÇA COM AS MÃOS” DA EMPRESA CHEVROLET. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 8(1), 115–131. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2838