O AUTISMO SOB UMA ABORDAGEM ENATIVISTA DA COGNIÇÃO:

um estudo de caso da webcomics HQ do Lucas

Autores

  • ANA KAROLINE BARBOSA
  • BEN RHOLDAN PEREIRA
  • FABIANA GILLET
  • MARCUS CORREA

Palavras-chave:

cognição, autismo, hipermídia, hq, Webcomics

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a questão da pessoa autista, entendida como um sujeito, potente de produção de conhecimento (emergência), constituído numa relação mútua entre processos mentais, o corpo, o ambiente e as tecnologias digitais. Levanta questionamentos transdisciplinares amparado pelos pressupostos teóricos da abordagem enativista da cognição, proposta por Francisco Varela que estabelece um contexto atuacionista da cognição (ação-no-mundo), onde o ato de conhecer se torna emergente, enfatizando que os processos sensoriais e motor (percepção e ação) são inseparáveis. A coleta dos dados foi realizada através de pesquisa qualitativa e estudo de caso da webcomic "Coronavírus" produzida pelo quadrinista autista Lucas Quaresma, criador da HQs do Lucas. Conclui-se efetivamente que o ato de ler, perceber, escrever, pensar e sentir de uma pessoa autista adquirem características enativas, uma vez que entendamos que cognição não é algo que acontece a nós, ou em nós. É algo que nós efetivamente fazemos através de relações dinâmicas, sensório-motoras, entre a atividade neural, o corpo e o mundo. A habilidade de comunicação de um autista através de imagens e linguagem em quadrinhos demonstra-se um ponto forte para o exercício profissional, contribuindo para a perspectiva social sobre o indivíduo autista a partir da percepção singular do próprio artista.

Biografia do Autor

ANA KAROLINE BARBOSA

publicitária e mestranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA

BEN RHOLDAN PEREIRA

relações públicas e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. 

FABIANA GILLET

designer e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, membro do Grupo de Pesquisa em Propagando e Publicidade (GRUPPU). 

MARCUS CORREA

Jornalista, mestre em ciência da Comunicação (UFPA). Professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio do Pará.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

BARBOSA, A. K., PEREIRA, B. R., GILLET, F., & CORREA, M. (2021). O AUTISMO SOB UMA ABORDAGEM ENATIVISTA DA COGNIÇÃO:: um estudo de caso da webcomics HQ do Lucas. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 7(1), 211–226. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2831