O JORNALISMO COLABORATIVO:

os novos caminhos do jornalismo da informação do programa “VOCÊ NO JL”

Autores

  • LUAN GÓES
  • MARCUS CORREA

Palavras-chave:

jornalismo colaborativo, mídia, participação

Resumo

Este artigo tem o objetivo geral de apontar sobre a construção da colaboração no telejornal no quadro “VOCÊ NO JL (TV LIBERAL, afiliada da Rede Globo), e de que forma se dá as implicações da prática do jornalismo colaborativo e a informação compartilhada da internet, veiculado de segunda-feira a sábado, em Belém do Pará e região Metropolitana. A presente pesquisa classifica-se dentro da abordagem bibliográfica sobre o assunto, discorrendo sobre a origem da prática do jornalismo; onde um veículo de mídia permite que seus leitores deem opiniões, deixem seus relatos e compartilhem experiências dentro das notícias, está dando a eles a oportunidade de colaborar com o conteúdo. Foi observado com a pesquisa que com o crescimento do jornalismo online e com a busca incessante pela rapidez na publicação das notícias, o jornalismo colaborativo vem se expandido, porém um bom jornalista precisa saber utilizar as ferramentas corretas para filtrar as postagens mais relevantes e checar os fatos para confirmar a veracidade dos fatos.

Biografia do Autor

LUAN GÓES

 Acadêmico do Curso de Comunicação social - Habilitação em Jornalismo – Faculdade Estácio do Pará.

MARCUS CORREA

Orientador do trabalho, mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA), Professor do Curso de Comunicação social da Faculdade Estácio do Pará.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

GÓES, L., & CORREA, M. (2021). O JORNALISMO COLABORATIVO:: os novos caminhos do jornalismo da informação do programa “VOCÊ NO JL”. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 7(1), 170–188. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2829