COMUNIDADE SÃO JOÃO XXII:

uma experiência etnográfica da importância do rádio em tempos de pandemia

Autores

  • JAQUELINE QUANZ
  • MARCUS CORREA

Palavras-chave:

rádio, comunicação, pandemia, comunidade rural

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado na Comunidade rural São João XXIII, localizada no município de Uruará-Pará. Esse trabalho tem o objetivo de analisar e discutir como a rádio 91.3 FM, se tornou um veículo de comunicação de grande importância para essa comunidade rural em tempos de pandemia. O método utilizado para a realização desse artigo foi a pesquisa etnográfica, através de perguntas semiestruturadas feitas com famílias da comunidade e com um locutor jornalista da rádio 91.3 FM. Nessa pesquisa foram comentadas por moradores da comunidade, a importância da rádio em passar informações atualizadas sobre propagação e prevenção da pandemia do Coronavírus. Diante das informações coletadas ficou claro que a mídia mais utilizada pelos moradores da comunidade é o rádio, os mesmos sintonizam com frequência a programação diária, com maior frequência o jornal O Regional que vai ao ar ao meio-dia. Sendo apresentado pelas famílias a importância da comunicação radiofônica em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

JAQUELINE QUANZ

Acadêmica do Curso de Comunicação social-Habilitação em Jornalismo-Faculdade Estácio do Pará.

MARCUS CORREA

Orientador: Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM_UFPA), Professor do Curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo-Faculdade Estácio do Pará.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

QUANZ, J., & CORREA, M. (2021). COMUNIDADE SÃO JOÃO XXII: : uma experiência etnográfica da importância do rádio em tempos de pandemia. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 7(1), 71–99. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2825