O IMAGINÁRIO NA NARRAÇÃO ESPORTIVA:

Rádio Clube do Pará e a cobertura do Esporte

Autores

  • MAGNO FERNANDES
  • ARCÂNGELA SENA

Palavras-chave:

jornalismo esportivo, Rádio Clube do Pará, narração esportiva, futebol

Resumo

Esta pesquisa acadêmica visa analisar a interação que há entre narradores e ouvintes da Rádio Clube do Pará durante as transmissões de futebol, que é a marca principal da emissora, e como se dá essa ligação através das mídias digitais e que modificações ela promove nessa relação de imaginário popular que também é repleta de grandes emoções. Para a realização deste trabalho recorremos a vários autores que falam do rádio nos seus mais diversos aspectos, dos seus primórdios até os dias atuais. O trabalho baseou-se em autores como GIL (2002), LAGE (2004), JENKINS (2008), e RECUERO (2009). Como metodologia fora utilizada a netnografia, com entrevistas fechadas feitas com torcedores pela internet por intermédio do Google Forms. Também foram incluídas entrevistas com os narradores esportivos e mapeamento de relatos dos ouvintes por intermédio das redes sociais da emissora.

 

 

Biografia do Autor

MAGNO FERNANDES

Estudante do 8º Semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará.

ARCÂNGELA SENA

Orientadora do trabalho. Mestre em Ciência da Comunicação, pelo Programa de PPGCom/UFPA; graduada em Jornalismo e Publicidade (UFPA); Professora e Coordenadora do curso de comunicação social da Estácio do Pará.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

FERNANDES, M., & SENA, A. (2019). O IMAGINÁRIO NA NARRAÇÃO ESPORTIVA:: Rádio Clube do Pará e a cobertura do Esporte. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 110–134. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2807